Congelamento de óvulos: conheça as indicações
Preservar a fertilidade ou decidir adiar a maternidade são assuntos cada vez mais recorrentes no cotidiano das mulheres.
Ao optar pelo adiamento da gravidez, muitas pacientes têm buscado tratamentos em clínicas especializadas em reprodução humana assistida.
Um dos procedimentos mais recomendados para mulheres que pretendem ser mães e querem preservar a fertilidade é o congelamento de óvulos, que vem sendo realizado com sucesso há mais de 10 anos.
Por meio desta técnica, diversas pacientes tentam garantir uma boa qualidade de óvulos para engravidar no futuro. Para obter sucesso com esse tipo de tratamento, as mulheres devem ficar atentas a diversos fatores e recomendações médicas.
Limite de idade para congelamento de óvulos ?
Não há um limite de idade recomendado para mulheres congelarem os óvulos. Porém, as maiores chances de sucesso podem ser alcançadas com óvulos congelados antes dos 35 anos. Sabe-se que a qualidade dos óvulos está relacionada intimamente com a idade e que diminui principalmente após essa idade
O procedimento consiste em uma técnica que envolve o estímulo ovariano e a coleta de óvulos, que serão mantidos congelados em nitrogênio líquido pela técnica de vitrificação (congelamento rápido).
Preservação da Fertilidade Social
Planejamento Reprodutivo
Umas das indicações para a preservação da fertilidade é a indicação social, quando a mulher ou o casal querem postergar os planos de terem filhos.
É muito importante ter um planejamento reprodutivo, já que o relógio biológico da mulher não para e a reserva ovariana e qualidade dos óvulos diminuem com a idade.
Por isso, muitas mulheres procuram clínicas de reprodução assistida para tentar preservar sua fertilidade e ter chances de terem filhos no futuro.
Menopausa precoce
Muitas mulheres possuem histórico familiar de falência ovariana e chegam à menopausa antes dos 40 anos. Neste caso, quando é realizado de forma precoce, é possível fazer o congelamento de óvulos preventivamente e tentar garantir o sonho de ser mãe no futuro.
Preservação da Fertilidade Oncológica
Nos últimos anos os tratamentos oncológicos avançaram muito e a sobrevida de muitos cânceres aumentaram.
Entretanto, a quimioterapias e radioterapias podem ser prejudiciais ao ovários. Podem diminuir sua reserva e até levar a menopausa precoce. Então nesse casos oncológicos, podemos indicar o congelamento de óvulos antes do tratamento do câncer, para oferecer a essas mulheres a chance de serem mães após estar curada da doença.