Skip to main content
Coito programado

Coito programado: já ouviu falar?

O coito programado é um tratamento de baixa complexidade que utiliza medicamentos para induzir a ovulação na mulher, identificando o período fértil e aumentando assim as chances de engravidar.

A técnica foi criada na década de 60 e está disponível no Brasil desde a década de 70, sendo considerada um dos mais antigos métodos reprodutivos humanos.

Como é feito o coito programado?

Os medicamentos administrados desde o início do ciclo menstrual são usados para induzir o desenvolvimento dos folículos, que são as estruturas nas quais os óvulos se desenvolvem. Diferentes tipos de medicação são usados com este objetivo. Existem os administrados por via oral, como o citrato de clomifeno e o letrozol, e os injetáveis, como as gonadotrofinas, que agem diretamente nos folículos ovarianos. A dose do medicamento é individual e varia dependendo de fatores como idade, número de folículos ovarianos, peso e altura. Entenda mais sobre esse método para engravidar:

Estimulando a ovulação: um passo importante

O ideal seria estimular no máximo três folículos. Durante o uso de medicamentos, o crescimento folicular é monitorado por ultrassom em série e testes de dosagem hormonal. 

Assim que os folículos atingem um tamanho considerado adequado, é aplicada uma injeção subcutânea do hormônio hCG, que faz com que a ovulação ocorra entre 36 e 40 horas após. Nesse período, o casal deve ter relação sexual, e após 15 dias é possível fazer um teste de gravidez para ver se o método deu certo. 

Esse processo é demorado?

O tratamento com o medicamento dura em média 15 dias, com início no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual e término no dia da relação sexual planejada. Após 15 dias, a mulher já pode fazer o teste de gravidez. Se o resultado for negativo, o tratamento pode ser repetido no próximo ciclo menstrual e assim por diante.

Não existe uma regra de quanto tempo esse tratamento pode durar. Em geral, considera-se que ausência de gestação após seis tentativas representa falha do método e pode ser necessário modificar a técnica de tratamento.

Para quem está indicado?

O coito programado é indicado principalmente para casais que apresentam anovulação como causa da infertilidade.

Isso significa que a qualidade do sêmen deve ser boa, assim como as trompas não podem estar obstruídas. Além disso, este tipo de tratamento costuma ter maiores taxas de sucesso para casais com pouco tempo de infertilidade e mulheres jovens.

Como podemos te ajudar?
Entre em contato conosco