Skip to main content
Climatério e fertilidade

Climatério e sua relação com a fertilidade

O climatério é um termo médico utilizado para definir o período de transição da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva da mulher.

Durante o climatério, o esgotamento da reserva ovariana faz com que a mulher menstrue pela última vez: é a menopausa, definida como a última menstruação que antecede um período de pelo menos um ano sem menstruar novamente.

Acontece que, hoje em dia, muitas mulheres acabam deixando para engravidar mais tarde, o que resulta em uma dúvida frequente sobre a relação entre climatério e fertilidade: afinal, a mulher no climatério pode engravidar?

O que é o climatério e quais os seus sintomas?

O climatério é causado pela diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários e corresponde ao período de transição da fase fértil para a fase não fértil, ou seja, quando não ocorre mais a produção de óvulos. A queda da função ovariana pode levar a vários sintomas característicos desta fase, e que podem prejudicar a qualidade de vida da mulher, tais como:

  • Irregularidades no ciclo menstrual;
  • Ondas de calor;
  • Sudorese excessiva;
  • Perda ou diminuição da libido;
  • Secura vaginal;
  • Ansiedade e depressão;
  • Variações de humor;
  • Problemas com o sono;
  • Aumento da porosidade dos ossos.

Quando começa e quanto tempo dura?

Em geral, os primeiros sinais característicos da pré-menopausa têm início por volta dos 35 aos 45 anos. Já a menopausa pode ocorrer entre os 45 e 55 anos, quando os sinais mais clássicos, como as famosas “ondas de calor”, se intensificam. 

Como aliviar os sintomas?

Durante o climatério, cada mulher responde de maneira diferente aos sintomas e às mudanças hormonais comuns nesse período. Por este motivo, o tratamento pode variar de acordo com o quadro clínico apresentado. Em alguns casos, pode ser indicada a reposição hormonal de estrogênio.

Fases 

De modo geral, é possível identificar três fases do climatério: a pré-menopausa (perimenoupausa), a menopausa e a pós-menopausa.

perimenopausa é o início de tudo e é marcada pela queda gradual do estrogênio, resultando em mudanças endocrinológicas, biológicas e clínicas. A menopausa, por sua vez, é o nome dado para a última menstruação dentro de um período de 12 meses.

Por fim, temos a chamada pós-menopausa, que engloba todo o período após a última menstruação e que marca o fim da capacidade reprodutiva da mulher.

Qual a diferença entre climatério e menopausa?

Esta é uma dúvida muito frequente. Por este motivo, reforçamos aqui as definições:

climatério é o período de transição no qual a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva. 

Já menopausa é o nome dado para a última menstruação da vida de uma mulher. Sendo assim, a fase na qual a mulher não menstrua mais deve ser chamada de pós-menopausa e não menopausa, como se costuma ouvir.

É possível engravidar durante o climatério?

Muitas mulheres ficam em dúvida, mas é possível engravidar no climatério, pois durante esse período a ovulação ainda ocorre, ainda que de forma irregular. No entanto, as chances de uma gravidez natural são menores entre mulheres mais velhas.

Isso ocorre porque a fertilidade da mulher vai caindo ao longo dos anos e diminui ainda mais durante o climatério. Apesar disso, é importante consultar um médico para avaliar quais são as possibilidades de uma gravidez nessa etapa da vida.

Nos casos em que a gravidez natural não é mais possível ou parece ser pouco provável, a paciente pode ser submetida a um tratamento de reprodução assistida.

Como podemos te ajudar?
Entre em contato conosco