Chances de gravidez com a FIV
A fertilização in vitro é reconhecida como o tratamento de reprodução assistida com as mais altas taxas de sucesso.
Ainda assim, é impossível garantir resultados satisfatórios logo no primeiro ciclo do tratamento. E como aumentar as chances de gravidez com FIV? Essa é uma das perguntas mais feitas por quem está atravessando o processo.
FIV: 5 dicas para aumentar as chances de gravidez
A FIV é uma técnica de reprodução assistida indicada para casais com dificuldade para engravidar, casais com condições genéticas que possam ser passadas para o bebê, casais homoafetivos e homens e mulheres que desejam ter um filho sem parceiro.
O tratamento é dividido, basicamente, em quatro etapas: estimulação ovariana, aspiração dos óvulos, formação dos embriões e transferência embrionária. Durante todo o tratamento, existem algumas recomendações que podem aumentar as chances de sucesso.
Pare de fumar e beber
Quando se fala em como aumentar as chances de gravidez com FIV, mudanças comportamentais estão no topo das recomendações. É o caso, por exemplo, de evitar o consumo de álcool e cigarros, que podem prejudicar a fertilidade.
Isso porque a nicotina e o monóxido de carbono reduzem a qualidade dos óvulos e espermatozoides. Enquanto isso, o álcool, quando consumido em grandes quantidades, também é capaz de prejudicar a fertilidade e a qualidade de óvulos e espermatozoides.
Cuide da saúde emocional
O estresse e a ansiedade pelo tratamento são duas sensações até mesmo esperadas durante a FIV. Mas, em excesso, podem prejudicar o tratamento. O que fazer nesses casos?
É importante que os pacientes envolvidos sejam orientados não apenas pelo profissional que será responsável pela FIV, mas, além disso, por um psicólogo caso seja necessário. Técnicas de meditação e relaxamento podem ajudar no cuidado com o emocional. Não podemos afirmar que isso vai aumentar sua chance de sucesso, porém a jornada durante a FIV será melhor para todos os envolvidos.
Pratique exercícios moderadamente
Já foi comprovado que praticar atividade física faz bem para o corpo e para a mente. Mas, será que fazer exercícios durante o tratamento de FIV é realmente benéfico e seguro? As chances de gravidez podem ser prejudicadas?
No final da fase de estímulo ovariano, exercícios de grande impacto ou alta intensidade, como musculação e corrida, por exemplo, devem ser evitados, pois o crescimento dos ovários pode provocar desconforto abdominal.
Cuidado com o sobrepeso e a obesidade
O sobrepeso e a obesidade estão associados ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, antes ou durante a gravidez. Por esse motivo, quanto melhor a saúde do corpo e quanto mais a paciente estiver dentro do peso, melhor.
Além disso, estudos populacionais demonstram que a qualidade dos óvulos ou espermatozoides de pessoas dentro do peso, quando comparada a pessoas obesas ou com sobrepeso, é melhor.
É importante lembrar que cada caso é um caso, cada paciente é único e deve ser tratado individualmente. Dessa forma, as recomendações são personalizadas e estratégicas.