Casais homoafetivos femininos e suas famílias
Nos últimos anos tem aumentado o número de casais homoafetivos femininos em busca de reprodução assistida para realizar o sonho da maternidade.
Os avanços da medicina proporcionam soluções e diversas alternativas que valorizam a diversidade sexual e permitem que casais homoafetivos femininos constituam famílias e alcancem o sonho de ter um filho.
Afinal, como funciona a reprodução assistida para casais homoafetivos femininos?
A reprodução humana assistida homoafetiva para uniões femininas pode ser feita por meio de diversos tratamentos disponíveis na Reprodução Assistida. Em casais de mulheres, óvulos e úteros podem estar disponíveis para participar de todo o processo de concepção e gestação. Porém, faltam os espermatozoides, que podem ser utilizados com o auxílio de bancos de sêmen.
É importante ressaltar que os doadores masculinos são anônimos e assinam um termo de consentimento em que assumem que não têm direito nem deveres em relação à criança concebida através do material genético doado.
O casal homoafetivo passa por uma avaliação completa e, então, o médico, em conjunto com os pacientes, escolhem quem doará os óvulos e quem gestará o futuro bêbe. Claro que a mesma mulher pode exercer as duas “funções”. Após isso, há basicamente 2 tratamentos que podem ser indicados. Saiba quais são:
Inseminação intrauterina (inseminação artificial)
Na inseminação artificial, a mulher que doa os óvulos é a mesma que ficará grávida. Nesse tratamento o sêmen escolhido é processado e injetado no útero após uma estimulação da ovulação.
Fertilização in Vitro (FIV)
O tratamento de FIV é uma opção bastante adotada pelos casais homoafetivos femininos. Nesse caso, os óvulos serão fertilizados em laboratório pelo sêmen escolhido. Formam-se os embriões que serão transferidos posteriormente para o útero de uma delas.
Fertilização e reprodução assistida para casais LGBTQIAPN+
O Conselho Regional de Medicina reconhece que os casais formados por pessoas do mesmo sexo, ou seja, os casais homoafetivos masculinos e os casais homoafetivos femininos, têm o direito de recorrer aos tratamentos de reprodução assistida e este tipo de tratamento é realizado com grande frequência em clínicas de Reprodução Humana do mundo todo.
Sendo assim, os casais homoafetivos que desejam ter filhos devem procurar clínicas especializadas para conhecer as possibilidades de tratamento.