FIV: até que idade é eficiente?
Neste texto vamos entender a importância da FIV!
Hoje em dia, cada vez mais mulheres adiam o sonho da maternidade em virtude de priorizar a carreira ou mesmo por motivos de saúde.
FIV: o que é e como funciona?
A fertilização in vitro é um tratamento de reprodução assistida de alta complexidade que consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide fora do útero, em ambiente laboratorial. Após a fecundação, o embrião é transferido ao útero.
Para que isso seja possível, é realizada a estimulação ovariana para que ocorra a produção de uma quantidade maior de óvulos. Os óvulos e espermatozoides são coletados e manipulados em in vitro (laboratório). E quando o tratamento é indicado?
- Obstrução das trompas;
- Mulheres com idade avançada;
- Pacientes com longo tempo de infertilidade;
- Pessoas com histórico de doenças genéticas;
- Pessoas sem parceiro/a e que desejam ter filhos;
- Necessidade de tratamento com óvulos de doadora;
- Casos de falha dos métodos de baixa complexidade;
- Alterações moderadas ou graves da qualidade do sêmen;
- Tratamento com útero substitutivo (cessão temporária de útero);
- Pessoas LGBTQIAPN+ com desejo reprodutivo ( casais homoafetivos e pessoas trans).
A qualidade dos óvulos é um dos fatores que influenciam nas taxas de sucesso do tratamento. No entanto, a qualidade e a quantidade de óvulos liberados cai com o passar dos anos. E até qual idade a FIV é eficiente?
De modo geral, a mulher consegue fazer FIV utilizando seus próprios óvulos até os 42 anos, mas isso não é uma regra e deve ser avaliado individualmente. Além disso, existem alternativas que podem ser indicadas para mulheres mais velhas.
FIV em mulheres mais velhas: quais as opções?
A idade máxima para realizar fertilização in vitro é uma preocupação justificável. Afinal, como dissemos, a qualidade dos óvulos e a quantidade de gametas presentes no organismo das mulheres cai com o passar dos anos. E o que fazer nesses casos?
É possível realizar FIV utilizando óvulos de doadoras (a idade máxima que uma mulher pode ter para doar óvulos é 37 anos). Além disso, quando é realizado um planejamento reprodutivo adequado, o congelamento prévio dos próprios óvulos (idealmente até os 35 anos) pode permitir boas taxas de gravidez em tratamentos realizados mesmo após os 40 anos, pois a idade do óvulo é um fator de grande importância para o sucesso da FIV.
Sendo assim, é necessário considerar diferentes aspectos para responder com precisão até qual idade a fertilização in vitro é eficiente. O ideal é consultar um especialista em reprodução assistida e fazer uma avaliação para que o tratamento ideal seja recomendado. Muito importante: mesmo quando não existe desejo ou possibilidade de gestação em curto prazo, a consulta é importante para fins de planejamento reprodutivo.