Skip to main content
Fertilização in vitro

Fertilização in vitro: como se preparar

A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de reprodução assistida complexo: são criadas em laboratório as condições adequadas para que a fecundação e as etapas iniciais do desenvolvimento embrionário aconteçam antes da transferência ao útero.

A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de alta complexidade, que aumenta de forma significativa as chances de gravidez.

E além da parte técnica, em todas as etapas, a preparação da paciente é fundamental. No entanto, existem muitas dúvidas sobre o assunto. Uma das mais comuns é sobre o que evitar durante a FIV. Acompanhe a explicação nesta publicação.

Como se preparar para a fertilização in vitro

O primeiro passo para que o médico faça a indicação da fertilização in vitro ou outra técnica de reprodução assistida consiste em identificar as causas de  infertilidade ou os fatores de infertilidade que estejam dificultando a gestação. Após a indicação adequada da  FIV, o procedimento é realizado em quatro etapas:

  • Estimulação ovariana;
  • Aspiração dos óvulos;
  • Formação dos embriões;
  • Transferência embrionária.

Mas o que você pode ou não fazer durante o tratamento de fertilização in vitro (FIV)? O que é verdade e o que é mito?

A mudança no estilo de vida também faz parte da preparação antes da FIV. Neste sentido, é importante evitar o tabagismo e o excesso de álcool, o sobrepeso e a obesidade, atividade física regular e o uso de medicamentos sem prescrição médica. 

Tabagismo

As substâncias tóxicas contidas no cigarro, principalmente a nicotina e o monóxido de carbono, podem atuar negativamente em todas as fases do tratamento e reduzir a qualidade dos óvulos e espermatozoides, diminuindo assim as taxas de sucesso. Além disso, podem aumentar as chances de complicações durante a gravidez, comprometendo a duração da gestação e, inclusive, o peso do embrião.

Excesso de álcool

Pessoas que desejam ter filhos, seja por métodos tradicionais ou através de tratamentos de reprodução assistida, devem evitar o consumo excessivo de álcool. A bebida alcoólica pode prejudicar a fertilidade e a qualidade de óvulos e espermatozoides, dificultando a gravidez.

Sobrepeso e obesidade

O peso adequado também é importante para pacientes submetidos a FIV. De modo geral, quanto melhor a saúde física, menores as chances de desenvolver outras doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo, antes ou durante a gestação. Além disso, alguns estudos populacionais mostram que pessoas com o índice de massa corporal (IMC) normal têm melhor qualidade de óvulo/espermatozoides, quando comparadas a pessoas com sobrepeso e obesidade.

Medicamentos sem prescrição

O uso de medicamentos, de uso contínuo ou esporádico, deve ser informado previamente ao médico responsável pelo tratamento, preferencialmente antes do início da FIV. Isso porque as substâncias contidas podem prejudicar o estímulo ovariano e até o desenvolvimento do embrião.

Atividades físicas 

A prática de atividades físicas de grande impacto, como musculação e corrida, pode ser realizada durante o tratamento de FIV, mas respeitando os limites da paciente.

Em geral, no final da fase de estímulo ovariano, orientamos evitar exercícios de grande impacto ou de alta intensidade, devido crescimento dos ovários é possível desconforto abdominal 

É importante destacar que tudo aquilo que deve ser feito ou evitado durante a fertilização in vitro precisa de recomendação médica. Sendo assim, muitas vezes essas orientações são específicas, ou seja, individualizadas para cada paciente.

Como podemos te ajudar?
Entre em contato conosco